top of page

Usei o meu limite no Banco, e agora?


O carro quebrou, a geladeira queimou, tive uma emergência médica, bati o carro... são situações caras e que todos nós estamos sujeitos, não é mesmo?

Mas e quanto não estamos preparados financeiramente, o problema fica ainda maior!


Imprevistos sempre rondam a nossa rotina, por isso é muito importante se precaver financeiramente e possuir uma reserva de emergência ou fundo de reserva, para não comprometer a nossa renda.


Você já possui uma planilha de suas receitas e gastos?




Isso é importante para nos programarmos mensalmente e entendermos como conseguirmos guardar uma parte da renda ou fazer investimentos que possam render juros e correção monetária.

É imprescindível estabelecer metas de economia mês a mês para iniciar sua reserva financeira.


À medida que os recursos se acumularem, é importante investi-los em um ativo financeiro. Tanto para garantir uma rentabilidade quanto para proteger da inflação os valores guardados. Normalmente, os investimentos de renda fixa são os mais indicados para essa finalidade.


Mas preciso salvar meu limite utilizado! Como eu faço?


Então vamos lá... Anota essas dicas:


Precisa anotar todos os seus custos mensais e verificar quais deles é possível reduzir os custos, ou seja, combos de pacote de assinaturas, conta de celular, diminuir as saídas e passeios naquele mês ou optar por eventos mais baratos, aproveitar caronas para economizar combustível ou valores com transporte, pensar numa renda extra, vender alguns itens no brechó ou até serviço de BabySister podem lhe ajudar a sair do vermelho.



E como lidar com situações mais graves?


Embora seja valiosa, nem sempre a reserva financeira acumulada vai dar conta de situações mais graves, como acidentes e doenças que gerem invalidez, por exemplo. É nesse ponto que os seguros cumprem papel essencial, reforçando a importância deles para qualquer planejamento financeiro.


Ter um seguro de vida, por exemplo, garante que você ou seus dependentes recebam uma indenização caso algo de ruim aconteça a você. Isso permite se manter financeiramente, mesmo diante dessa situação adversa. Muitas coberturas garantem o pagamento para o beneficiário em vida, no caso de acidentes e doenças graves incapacitantes.


Ao conhecer bem o propósito de cada seguro e reforçar o planejamento financeiro para que ele contemple a formação de uma reserva, os imprevistos financeiros poderão ser superados mais rapidamente. Mesmo com as dificuldades que esses momentos sempre geram na vida de qualquer uma.


Os seguros podem ser adquiridos a partir de R$ 30,00 por mês e pode lhe assegurar com "salários" mensais até que você possa voltar a trabalhar ou ainda, com valores diários em caso de internação.





Já pensou em como isso pode lhe ajudar?

Fale já com o seu corretor da Imparato e tenha uma vida mais tranquila.

5 visualizações0 comentário
bottom of page